segunda-feira, 3 de maio de 2010

Graças na Vitória


Quem sou eu, ó Soberano Senhor,
e o que é a minha família,
para que me trouxestes a este ponto?
Tiago 4.13-17
Estão se tornando cada vez mais corriqueiras as histórias fantásticas de pessoas bem-sucedidas. Até parece que todos os artistas, atletas, políticos e empresários de sucesso passaram pela mesma escola - a da vida dura - que exige sofrimento, capacidade, força de vontade e, acima de tudo superação. Essas histórias não são regra, é claro, mas elas se repetem tanto que, em alguns casos, parecem mera ficção, funcionando como parte promocional do sucesso.
Bem, sejam reais ou irreais a verdade é que podem levar ao pecado do orgulho. Não são poucos os que, inspirados por tais relatos, buscam a vitória com o seguinte pensamento positivo em mente: “Eu posso!” Assim, deixam de lado as recomendações da Bíblia, pois Tiago afirma que este tipo de atitude não passa de vanglória (arrogância). No lugar quando obtivermos as vitórias tão desejadas, saberemos a quem dar graças: a Deus, que nos conduziu até elas.
Não fica bem ao Cristão lançar mão de exemplos de pessoas sem Deus, que pensam ter domínio sobre os acontecimentos e ser capazes de ultrapassar os obstáculos pela simples persistência, capacidade e superação. É melhor seguir o exemplo de alguém como Davi, o homem segundo o coração de Deus, que agradeceu ao Senhor no auge de sua carreira, conforme lemos no versículo em destaque. Ele reconheceu que foi pela graça e vontade de Deus que, que sendo pastor de ovelhas, chegou ao trono da nação, e que não foi por seu próprio esforço que se tornou rei, mas foi o Senhor que o colocou naquela posição.
Siga o bom exemplo de Davi. Trabalhe com afinco, sim, mas lembre-se que a vitória vem do Senhor, que nos sustenta e capacita. É a ele que devemos agradecer as vitórias. (texto: Pão Diário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário